metropoles.com

Preso brasileiro que fazia delivery de drogas com drone em presídio

O criminoso cobrava até R$ 30 mil por remessa de drogas e celulares no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia (GO)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCGO/Divulgação
drone usado para entregar drogas em presídio
1 de 1 drone usado para entregar drogas em presídio - Foto: PCGO/Divulgação

Um brasileiro de 27 anos foi preso preventivamente na Bélgica por tráfico de drogas e associação para o tráfico. O nome do criminoso estava na lista de Difusão Vermelha da Interpol.

A prisão foi realizada pela Polícia Civil de Goiás (PCGO), com apoio da das polícias Internacional, Federal e Penal de Goiás.

A investigação teve início com a apreensão de celulares localizados no interior de celas do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia (GO), em agosto de 2022. Na ocasião, a PCGO pediu a quebra do sigilo de dados à Justiça, o que foi concedido.

A partir da análise do material, descobriu-se uma associação criminosa voltada à prática do tráfico de drogas, sendo o alvo da operação o principal responsável pela remessa de entorpecentes e celulares para a área do complexo prisional.

Segundo a polícia, o criminoso usava drones para realizar a remessa das substâncias proibidas e dos aparelhos. As investigações apontam que ele chegou a receber, por entrega, o equivalente a R$ 30 mil.

Os investigadores pediram a prisão preventiva do principal suspeito, medida também deferida pelo Poder Judiciário, em outubro de 2022. Contudo, o criminoso já havia fugido rumo à Europa.

Assim, a PCGO representou pela inclusão do investigado na lista da “difusão vermelha da Interpol”, medida que possibilitaria o cumprimento da sua prisão e posterior extradição ao Brasil.

Dessa forma, em 18 de dezembro, na Bélgica, foi cumprida a prisão preventiva do investigado, sendo iniciado o procedimento administrativo para a sua extradição e colocação à disposição do Poder Judiciário brasileiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?