metropoles.com

Policiais suspeitos de corrupção são alvos de operação da PF em Minas

A investigação aponta “fortes indícios” de que os agentes teriam recebido dinheiro em troca de benefícios a criminosos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/PF
Polícia Federal
1 de 1 Polícia Federal - Foto: Reprodução/PF

A Polícia Federal e a Corregedoria de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais deflagraram, na manhã desta terça-feira (28/6), a Operação Forseti, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso voltado para a prática de crimes de corrupção e tráfico de drogas. Entre os envolvidos, estão policias da Delegacia de Repressão ao Furto, Roubo e Desvio de Cargas (Depatri).

De acordo com a corporação, a investigação aponta “fortes indícios de que policiais receberam vultosos valores para esvaziar investigação sobre um preso na cidade de Ribeirão das Neves (MG)”.

O homem estava com 36 kg de cocaína, que foram localizados no interior de uma residência utilizada pelo grupo criminoso como uma espécie de “laboratório” para o armazenamento, preparo e corte de drogas. Segundo a investigação, os policiais teriam recebido propina para soltar o criminoso, além de devolver a droga encontrada.

“O aprofundamento das investigações revelou, ainda, o envolvimento dos policiais investigados com outros esquemas de corrupção, de tráfico de drogas e de lavagem de dinheiro, nos quais há a utilização de interpostas pessoas, físicas e jurídicas, para ocultação dos valores obtidos como produto dos crimes”, diz a corporação.

Estão sendo cumpridos mandados expedidos pela 2ª Vara de Tóxicos, Organização Criminosas e Lavagem de Dinheiro de Minas Gerais, sendo nove de prisão preventiva, 23 de busca e apreensão, seis de afastamentos da função pública de policiais, bloqueio de valores em 23 contas bancárias de investigados e envolvidos, além do sequestro de 33 imóveis e de diversos veículos.

Os mandados estão sendo cumpridos, simultaneamente, nos municípios mineiros de Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Ibirité, Sarzedo, Sete Lagoas e Juiz de Fora, com a participação de 104 policiais, sendo 76 da Polícia Federal e 28 da Polícia Civil.

O nome da operação “Forseti” está relacionado à figura mitológica nórdica caracterizada pela representação da justiça e do conhecimento interior.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?