Polícia Federal troca superintendente da corporação em Brasília
Sai Cézar Luiz Busto de Souza e entra o delegado de Polícia Federal José Roberto Peres, que comandava a Superintendência Regional no Pará
atualizado
Compartilhar notícia
A chefia da Superintendência da Polícia Federal em Brasília vai mudar a partir desta quarta-feira (7/8). A troca foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Dessa forma, sai Cézar Luiz Busto de Souza e entra o delegado de Polícia Federal José Roberto Peres (foto em destaque), que comandava a Superintendência Regional no Pará.
César Luiz Busto tomou posse como superintendente no DF em fevereiro de 2023. Antes, exercia a função de forma interina desde 10 de janeiro de 2023, quando o interventor federal na segurança pública do DF, Ricardo Capelli, dispensou o delegado Victor Cesar Carvalho dos Santos do cargo.
Busto também atuou como diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado da PF. Também foi chefe de delegacia da corporação em Maringá (PR).
Já José Roberto Peres estava no Pará desde março do ano passado. Nascido em Minas Gerais, é formado em Tecnologia da Computação pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e em Direito pela Universidade de Uberaba (Uniube). Além disso, possui um MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e cursou Mestrado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Peres ingressou na PF em 2003 como agente de Polícia Federal e, posteriormente, tornou-se delegado. Durante sua carreira na PF, ele desempenhou atividades operacionais em diversos estados, incluindo Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Acre, Pernambuco, Brasília e Roraima.
Ele também ocupou cargos de chefia na Delegacia de Polícia Federal em Ponta Grossa (PR), no setor executivo da Superintendência de Polícia Federal no Estado do Acre e na Divisão de Direitos Humanos de Polícia Federal, em Brasília. Antes de assumir a chefia no Pará, ele atuava como Superintendente de Polícia Federal no Estado de Roraima.