Polícia faz operação contra morador do DF que faturou R$ 157 mil com golpe
Golpe ocorreu contra empresa de São Paulo. Polícias civis rastrearam transferências bancárias e chegaram a jovem de 23 anos morador do Gama
atualizado
Compartilhar notícia
As delegacias especializadas em crimes cibernéticos do Distrito Federal e de São Paulo deflagraram, nesta terça-feira (30/1), uma operação batizada de Sincronia.
O principal alvo é um morador do Gama suspeito de aplicar o golpe do falso boleto contra uma vítima do estado paulista. Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão na região administrativa.
Como informado à polícia pelo advogado da empresa que pagou os boletos, os três valores desembolsados, somados, chegavam a quase R$ 157 mil. Para enganar a vítima, o suspeito usou o nome de uma prestadora de serviços.
As polícias civis rastrearam as transferências bancárias e chegaram a um jovem de 23 anos morador do Gama. Ele é administrador de uma empresa de alimentos e teria recebido as quantias.
Na casa do suspeito, a equipe apreendeu celulares, HDs e pendrives, que serão encaminhados à perícia. Os investigadores encontraram, ainda, remédios abortivos e porções e maconha; por isso, o suspeito acabou preso em flagrante.
Ele foi ouvido formalmente e indiciado pelos crimes de venda e exposição à venda de produtos para fins medicinais, de procedência ignorada.
O delito prevê pena de até 15 anos de prisão. O suspeito também deve responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático e associação criminosa.
A operação conjunta desta terça-feira foi deflagrada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos – DRCC em apoio à Divisão de Crimes Cibernéticos (4ª DCCIBER/DEIC), unidade da PCSP criada para combater os crimes cometidos por meios eletrônicos.