metropoles.com

PMs admitem “operação tartaruga” após roubo à Embaixada dos EUA no DF

Em uma das conversas, policiais militares falam que o atendimento demorou em razão de a viatura ter seguido a velocidade da via

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
print de zap
1 de 1 print de zap - Foto: Reprodução

Inflamados, grupos de WhatsApp formados por policiais militares do Distrito Federal estão inundados de informações e palavras de ordem orientando a tropa relaxar o policiamento ostensivo. A iniciativa de promover a chamada “operação tartaruga” ganhou força nos últimos cinco dias, após a chance de recomposição salarial para a categoria perder força.

Silêncio no rádio, transitar com as viaturas na velocidade da via e frear a produtividade policial reduzindo a apreensão de armas de fogo, localização de veículos roubados ou furtados e flagrantes de tráfico, uso e porte de drogas, são os principais sintomas para a desaceleração no rendimento dos policiais militares.

Não foi por acaso que as primeiras viaturas da PMDF demoraram a atender a ocorrência de um roubo com restrição de liberdade na residência da Embaixada dos Estados Unidos. O crime ocorreu no último sábado (2/4), quando ladrões invadiram a propriedade, no Lago Sul, e fizeram reféns. Em uma das conversas, policiais falam que o atendimento demorou em razão de a viatura ter seguido a velocidade da via (imagem em destaque).

Veja prints dos grupos:

6 imagens
1 de 6

2 de 6

3 de 6

4 de 6

5 de 6

6 de 6

Reivindicações

Muitos policiais passaram a repreender colegas de farda que decidiram manter o empenho durante o atendimento das ocorrências. Muitos recebem ligações por meio do celular com orientações para não “dar um plus a mais” durante os chamados para o atendimento das ocorrências.

Para retomar a aplicação do policiamento ostensivo, os militares reivindicam a isenção do imposto de renda sobre o Serviço Voluntário Gratificado (SVG), igualdade no valor do auxílio moradia entre policiais com e sem dependentes; reajuste de R$ 750 no auxílio moradia para todos os postos e graduações; redução do interstício em agosto deste ano e instalação de comissão para a formatação da proposta de reestruturação de carreira.

Em nota, a PMDF informou que “não há o que se falar em “Operação Tartaruga”. Os índices de produtividade da Segurança Pública continuam subindo. Diante disso, a Polícia Militar do Distrito Federal continuará mantendo seu compromisso de bem servir a comunidade brasiliense.”

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?