metropoles.com

Vídeo: PF usa blindados em megaoperação contra o tráfico no RJ

Organização criminosa atua com tráfico internacional a partir do Porto de Itaguaí (RJ). PF cumpre um mandado de prisão e 25 de busca

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
Vídeo: PF usa blindados em megaoperação contra o tráfico no Rio
1 de 1 Vídeo: PF usa blindados em megaoperação contra o tráfico no Rio - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (14/11), a Operação Nephelos, com objetivo de combater o tráfico internacional de drogas para países da Europa e da África a partir do Porto de Itaguaí (RJ).

Na ação, policiais federais cumprem um mandado de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Federal do Rio de Janeiro, nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu (RJ), Duque de Caxias (RJ), São João de Meriti (RJ), Itaguaí (RJ), Itaboraí (RJ), Angra dos Reis (RJ) e Santos (SP).

Como alguns alvos estão em áreas de risco, a PF usou veículos blindados na operação.

Além disso, o juiz que expediu os mandados judiciais determinou o bloqueio de bens no valor de R$ 3,15 milhões, visando à descapitalização patrimonial da organização criminosa.

Tráfico internacional

A investigação teve início a partir da apreensão de 342 kg de cocaína no Porto de Itaguaí, em abril de 2021. A droga estava armazenada em toras de madeira que se encontravam no interior de um contêiner com destino à Europa.

Ao longo das apurações, foi possível identificar uma estrutura permanente montada para a prática de tráfico internacional de drogas, bem como de comércio ilegal de armas de fogo, com a utilização de diversos mecanismos que visam burlar as fiscalizações portuária e aduaneira.

De acordo com as diligências da polícia, a quadrilha também praticava os crimes de comércio ilegal de armas de fogo, corrupção de menores e lavagem de dinheiro, por meio da aquisição de veículos, cavalos, lanchas e imóveis.

Os envolvidos nos crimes listados estão sujeitos a penas que, somadas, chegam, no mínimo, aos 17 anos de reclusão, com potencial de ultrapassar 45 anos de reclusão.

Megaoperação

O nome da operação, Nephelos, está relacionado a maldade, falsidade, erro e engano, ferramentas utilizadas pela organização criminosa na prática de tráfico internacional de drogas e outros crimes cometidos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?