Sonho americano: PF desmonta esquema que rendeu R$ 800 mil a coiotes
A suspeita da PF é que os coiotes vendiam “sonho americano” e usaram empresas fantasmas com objetivo de omitir os lucros
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11/10), a Operação Bekas, com objetivo de desarticular esquema criminoso de promoção de migração ilegal e associação criminosa decorrente da entrada ilegal de brasileiros em país estrangeiro. Os suspeitos vendiam o chamado “sonho americano”.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Subseção Judiciária de Ipatinga (MG), nas residências dos envolvidos que ficam nas cidades de Ipatinga (MG) e de Santana do Paraíso (MG).
Estima-se que o esquema criminoso tenha movimentado mais de R$ 800 mil com indicativo de aquisição de bens de alto valor. A suspeita é que tenham sido utilizadas empresas fantasmas com o objetivo de omitir os lucros e tentar dar aparência de licitude aos valores.
Na operação, foram apreendidos veículos, dispositivos eletrônicos, documentos e valores em espécie. Os investigados deverão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal e associação criminosa, cujas penas máximas somadas ultrapassam oito anos de reclusão.
Sonho americano
O nome da operação faz referência ao filme “Bekas e o sonho americano”, onde dois irmãos iraquianos decidem ir para os Estados Unidos da América, em busca de uma personagem que julgam ser a solução para todos os seus problemas.