metropoles.com

PF prende quadrilha que desviava produtos químicos para o narcotráfico

Foram identificadas ramificações da quadrilha no Distrito Federal, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
Policia Federal
1 de 1 Policia Federal - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (14/9), a Operação Canis para desarticular esquema criminoso de fornecimento de insumos químicos utilizados no processamento de cocaína. São cumpridos 41 mandados de busca e apreensão, além de oito de prisão.

Os investigados, com o objetivo de dar aparência lícita às ações criminosas, utilizavam empresas legalmente constituídas. Tais firmas contavam, inclusive, com as licenças exigidas para o comércio de insumos químicos controlados. Os materiais, no entanto, eram adquiridos com a única finalidade de serem desviados para o abastecimento do narcotráfico em grandes centros urbanos do território nacional. Foram identificadas ramificações da quadrilha no Distrito Federal, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Ao menos 25 toneladas de fármacos, tais como lidocaína, cafeína e tetracaína, além de ácido bórico, foram desviadas pelos traficantes de drogas em diversos estados brasileiros.

Segundo a PF, estimativas baseadas na constatação científica da proporção desses insumos presentes em apreensões de cocaína realizadas no Brasil permitem afirmar que a quantidade movimentada pela organização criminosa seria suficiente para a produção de, pelo menos, 75 toneladas da droga prontas para o consumo.

Além disso, as investigações identificaram manobra semelhante na destinação de solventes orgânicos adquiridos pela quadrilha. Foram detectados desvios de mais de 21 mil litros de tricloroetileno e cloreto de metileno, que seriam suficientes para a produção de pelo menos 47 mil litros do entorpecente popularmente conhecido como “loló” ou “cheirinho da loló”.

No curso das investigações, os policiais prenderam oito envolvidos e aprenderam grande quantidade de produtos químicos controlados, porções de cocaína, armamentos e veículos usados no crime.

Foram identificadas, ainda, durante as apurações, grandes movimentações patrimoniais dos investigados. Principalmente a aquisição de diversos veículos e imóveis de luxo em nome de terceiros, indicando a intenção de ocultar a origem dos lucros das atividades criminosas. Isso fez com que fossem dadas ordens judiciais para o bloqueio de milhões de reais em contas bancárias dos envolvidos.

Canis

O nome da investigação faz referência à razão social de uma das empresas utilizadas para o desvio de produtos químicos controlados, que se refere a uma raça canina.

Constituído para este fim, o estabelecimento foi utilizado pelos suspeitos com o objetivo de adquirir grande quantidade de insumos químicos no mercado lícito para, posteriormente, destiná-los ao tráfico de drogas nacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?