Vídeo: milícia de Zinho é alvo de operação da PF e MP no Rio
Os mandados têm como alvos as lideranças da milícia. Uma delas acabou presa em um hotel de luxo, em Gramado (RS)
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal, em ação conjunta com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/8), a Operação Dinastia contra organização criminosa formada por milicianos com atuação na Zona Oeste do Rio.
Entre os alvos, está Luís Antônio da Silva Braga, conhecido como Zinho. Ele é suspeito da morte do ex-vereador Jerônimo Guimarães Filho, o Jerominho, no dia 4 de agosto, em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Até as 8h30, oito pessoas haviam sido presas.
Um deles, Geovane da Silva Mota, o GG — um dos chefes da milícia —, foi encontrado em um hotel de luxo na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul.
Na ação, cerca de 120 policiais federais cumprem 23 mandados de prisão temporária e 16 de busca e apreensão, todos na região da Zona Oeste, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Especializada no Combate ao Crime Organizado da Capital.
Durante as investigações, foi possível constatar como o grupo se articula e planeja homicídios de inúmeros membros de milícia rival, entre outras vítimas.
Os suspeitos são investigados por organização criminosa e tráfico de armas de fogo e munição, além de extorsão e corrupção.