PF prende homem que xingou passageira asiática: “Chinesa dos infernos”
Voo acabou cancelado após testemunhas presenciarem ataques xenofóbicos contra passageira. Suspeito foi preso com base na Lei do Racismo
atualizado
Compartilhar notícia
Equipes da Polícia Federal (PF) prenderam, nesta terça-feira (28/11), no Aeroporto Internacional de São Paulo, um passageiro que pretendia embarcar para o Amazonas. O suspeito foi detido após fazer ataques xenofóbicos contra uma mulher de origem asiática e a ter xingado de “chinesa dos infernos”.
A companhia aérea que faziam embarque dos passageiros em voo de Guarulhos (SP) para Manaus (AM) acionou os policiais, após uma denúncia de que um homem teria empurrado e agredido verbalmente uma mulher, no momento em que ela se acomodava na poltrona.
Diversos passageiros presenciaram a situação, e dois deles se propuseram a depor como testemunhas. O voo acabou cancelado, e os envolvidos, além dos depoentes, foram levados para delegacia da PF.
Após as oitivas, a corporação abriu inquérito policial contra o suspeito, com base na Lei do Racismo, em razão das ofensas disparadas contra a vítima, uma mulher chinesa.
A corporação apurou que ele a empurrou e, depois, chamou-a de “chinesa dos infernos”. O preso foi apresentado à Justiça Federal, no âmbito da qual poderá responder pelo crime de ofensa à dignidade.