PF prende grupo que burlou sistema de banco para financiamento milionário
Vinte e seis policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão, bem como três de prisão temporária, em Brasília e Anápolis (GO)
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (23/11), a Operação Injection, para coibir crimes contra o Sistema Financeiro Nacional (SFN). Até o momento, a força-tarefa identificou quase R$ 1 milhão em fraude no processo de financiamento de veículos.
Vinte e seis policiais federais cumprem seis mandados de busca e apreensão, bem como três de prisão temporária, em Brasília e Anápolis (GO).
A investigação ocorre em cooperação com o Setor de Inteligência do Banco Santander e identificou que alguns lojistas da Cidade do Automóvel, no Distrito Federal, submetiam propostas de financiamento no sistema da instituição financeira de maneira indevida.
Na etapa de formalização do processo, quando era necessário enviar documento de identificação do financiado e o registro de uma foto para biometria facial, os investigados incluíam uma imagem manipulada, a fim de burlar o sistema de segurança da agência bancária.
Além do falso pedido de financiamento, crime contra o sistema financeiro, os investigados podem responder por organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas mínimas somadas são de nove anos.