metropoles.com

PF prende bando que ganhou R$ 26 milhões com imigração ilegal aos EUA

Mais de 250 brasileiros, incluindo aproximadamente 100 menores de idade, emigraram ilegalmente com o auxílio da associação criminosa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
Polícia Federal no aeroporto de São Paulo atos antidemocráticos
1 de 1 Polícia Federal no aeroporto de São Paulo atos antidemocráticos - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta segunda-feira (5/6), a Operação Terminus-México, que visa combater o crime de imigração ilegal. São cumpridos sete mandados de busca e apreensão, três de prisão preventiva e um de prisão temporária em municípios de Minas Gerais e São Paulo.

As ordens judiciais foram expedidas pelo Juízo da 2ª Vara da Justiça Federal de Governador Valadares (MG), que também determinou o bloqueio de valores na ordem aproximada de R$ 26 milhões.

Segundo a PF, os investigados são apontados como os responsáveis por promover a emigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos por meio do esquema conhecido como “cai-cai”: um maior de idade se entrega às autoridades migratórias norte-americanas na companhia de um menor, impedindo assim, pelas leis daquele país, sua deportação imediata, já que menores não podem permanecer sozinhos durante os trâmites de repatriação.

O grupo também é suspeito de ameaçar familiares que não pagavam as quantias combinadas para promover a viagem ao exterior.

Apurou-se que mais de 250 brasileiros, incluindo aproximadamente 100 menores de idade, emigraram ilegalmente com o auxílio da associação criminosa. Eles atravessaram a fronteira mexicana e ficaram expostos aos riscos do deserto e das ações dos criminosos.

Os alvos responderão pelos crimes de promoção de migração ilegal, inclusive de criança ou adolescente, e associação criminosa, podendo, se condenados, cumprir até 14 anos de reclusão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?