PF prende bando que aterrorizava caminhoneiros em roubos cinematográficos
O grupo criminoso é especializado em roubos com a utilização de arma de fogo e restrição da liberdade da vítima
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público do estado de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), deflagraram nesta terça-feira (8/7) a Operação Volvere para desarticular um grupo criminoso voltado ao roubo de cargas e caminhões na região de Campinas, no interior paulista.
Ao todo, mais de 80 policiais, entre federais e militares, cumprem nove mandados de busca e apreensão e sete de prisão temporária (30 dias, prorrogáveis), expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Campinas, em endereços residenciais e comerciais nas cidades de Campinas e Sumaré (SP).
A operação visa prender os integrantes do grupo criminoso especializado em roubos com a utilização de arma de fogo e restrição da liberdade da vítima. De acordo com a PF, em um dos endereços comerciais, os policiais constataram que funcionava uma oficina mecânica utilizada pelo grupo.
Os investigados foram responsáveis por dezenas de roubos, os quais ainda estão sendo relacionados, mas já há prova da participação nos seguintes roubos:
a) 31 de maio: Rua Antônio de Mendonça, Vila Renascença, Campinas (SP)
b) 9 de junho: Sumaré (SP);
c) 27 de junho: Avenida Lix da Cunha, Campinas (SP), às 16h15min – neste evento, um dos criminosos responsáveis pela condução do veículo, bateu o caminhão na Rodovia Dom Pedro I, km 139, contra a defensa metálica e foi preso em flagrante pela Polícia Militar;
d) 3 de julho: Rua Dário Freire Meireles, Campos dos Amarais, Campinas (SP);
e) 6 de julho: Campos dos Amarais, Campinas (SP);
f) 11 de julho: Saltinho, Campinas (SP).
Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa e roubo, cujas penas somadas podem ultrapassar 30 anos de reclusão.