PF prende assessor de deputado envolvido com jogo do bicho e agiotagem
Parlamentar é suspeito de liderar grupo de milicianos envolvido com o jogo do bicho, agiotagem, extorsão e lavagem de dinheiro na Bahia
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quarta-feira (6/3), um mandado de prisão preventiva na cidade de Feira de Santana (BA) contra um investigado foragido desde 7 de dezembro de 2023, quando foi deflagrada a Operação El Patron. O suspeito era assessor do deputado estadual Kleber Cristian Escolano de Almeida, conhecido como Binho Galinha (Patriota), alvo das investigações por suspeita de liderar o esquema.
O parlamentar seria o chefe de um grupo de milicianos envolvido com jogo do bicho, agiotagem, extorsão e lavagem de dinheiro na Bahia. O esquema teria movimentado ao menos R$ 700 milhões.
Natural de Milagres (BA), Binho Galinha recebeu o apelido ao mudar para Feira de Santana, onde trabalhou em um abatedouro, entregando galinhas em uma motocicleta. Apesar de não ter sido preso ou indiciado, ele segue como investigado e também continua na função de deputado estadual.
Binho Galinha: quem é o deputado estadual suspeito de chefiar milícia
Lavagem de dinheiro
A PF já tentava identificar o paradeiro do ex-assessor – cujos pedidos de soltura haviam sido indeferidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) –, mas os policiais federais conseguiram localizá-lo nesta quarta-feira (6/3).
O assessor estava afastado das funções desde a deflagração da operação e seria um dos operadores financeiros da organização criminosa, ao mesmo tempo em que usava métodos para dificultar a identificação da origem dos valores obtidos pela quadrilha.
O investigado recebia em conta bancária elevadas quantias transferidas pelos outros indiciados para tentar disfarçar a fonte criminosa do dinheiro, segundo as investigações.
O mandado de prisão preventiva partiu da 1ª Vara Criminal da Comarca de Feira de Santana. Com esse assessor, a polícia apreendeu um aparelho celular, que será submetido à perícia.