metropoles.com

PF investiga “laranja” suspeita de emprestar conta para fraude bancária

Busca e apreensão contra a investigada ocorre no âmbito da Operação Não Seja Um Laranja, deflagrada pela Polícia Federal em agosto de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem de mulher no teclado de laptot
1 de 1 Imagem de mulher no teclado de laptot - Foto: Getty Images

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta terça-feira (7/2), mandado de busca e apreensão no âmbito da Operação Não Seja Um Laranja, deflagrada em agosto de 2022. O alvo é uma suspeita que teria aberto conta bancária para emprestá-la a um grupo de hackers, segundo as investigações.

A quadrilha conseguiu desviar R$ 384.950 de uma agência da Caixa Econômica Federal no Distrito Federal e transferir o valor para contas de vários laranjas — um deles, a investigada.

A operação faz parte do Convênio Tentáculos — que resultou de Acordo de Cooperação Técnica entre a PF e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A parceria, assinada em outubro de 2017, passou a ser referência interna e externa de cooperação público-privada no combate a fraudes bancárias eletrônicas.

O empréstimo de contas bancárias para receber créditos provenientes do crime é uma etapa necessária à consumação de crimes cibernéticos. A investigada, que emprestou a conta, será responsabilizada por furto qualificado e invasão de dispositivo informático, assim como os hackers.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?