metropoles.com

PF investiga homem suspeito de fazer prova do Enem no lugar do irmão

Na casa do investigado, os policiais apreenderam um celular, que ele jogou pela janela do banheiro ao notar a chegada das equipes

atualizado

Compartilhar notícia

PF/Divulgação
PF investiga homem suspeito de fazer prova do Enem no lugar do irmão
1 de 1 PF investiga homem suspeito de fazer prova do Enem no lugar do irmão - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (21/5), a Operação Passe Livre III para combater fraudes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O alvo do mandado de busca e apreensão é suspeito de fazer a prova no lugar de outra pessoa, em 2022.

Na casa do investigado, os policiais apreenderam um celular, que ele jogou pela janela do banheiro ao notar a chegada das equipes. O suspeito, investigado desde a Operação Passe Livre I, foi beneficiado com com a aprovação fraudulenta no Enem 2022 e ingresso irregular no curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Segundo a PF, ele realizou a prova no lugar do seu irmão, conseguindo a aprovação no Enem 2022 e ingresso ilegítimo no curso de Engenharia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

A descoberta foi por acaso, a partir da análise de documentos e eletrônicos apreendidos na primeira fase da operação, em fevereiro.

Os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, estelionato com causa de aumento de pena.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?