PF investiga homem suspeito de fazer prova do Enem no lugar do irmão
Na casa do investigado, os policiais apreenderam um celular, que ele jogou pela janela do banheiro ao notar a chegada das equipes
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (21/5), a Operação Passe Livre III para combater fraudes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O alvo do mandado de busca e apreensão é suspeito de fazer a prova no lugar de outra pessoa, em 2022.
Na casa do investigado, os policiais apreenderam um celular, que ele jogou pela janela do banheiro ao notar a chegada das equipes. O suspeito, investigado desde a Operação Passe Livre I, foi beneficiado com com a aprovação fraudulenta no Enem 2022 e ingresso irregular no curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
Segundo a PF, ele realizou a prova no lugar do seu irmão, conseguindo a aprovação no Enem 2022 e ingresso ilegítimo no curso de Engenharia na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
A descoberta foi por acaso, a partir da análise de documentos e eletrônicos apreendidos na primeira fase da operação, em fevereiro.
Os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica, uso de documento falso, estelionato com causa de aumento de pena.