metropoles.com

PF investiga desvio de benefícios do INSS por meio de fraudes na CEF

Quadrilha é investigada por abrir contas bancárias fraudulentas na Caixa Econômica Federal e desviar benefícios previdenciários do INSS

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto colorida de Prédio da Caixa Econômica Federal, em Brasília concurso - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Prédio da Caixa Econômica Federal, em Brasília concurso - Metrópoles - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF), junto à Força-Tarefa Previdenciária, deflagrou a Operação TBM, nesta terça-feira (22/7), para apurar a falsificação de documentos públicos e a abertura de contas fraudulentas na Caixa Econômica Federal (CEF). A ação também investiga supostos desvios de benefícios previdenciários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

As investigações revelam que, entre 2019 e 2022, um grupo criminoso formado por 11 pessoas se passou por beneficiários do INSS. Os investigadores cumpriram sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal.

Em posse de documentos falsos, os criminosos abriram contas na CEF e pediram Transferências de Benefícios em Manutenção (TBMs) das vítimas beneficiadas para contas vinculadas a eles. Além disso, em algumas ocasiões, fizeram empréstimos consignados com margem baseada nos pagamentos desviados.

Os reais beneficiários, ao perceberem que não haviam recebido os depósitos, procuraram o INSS e descobriam que os valores tinham sido transferidos para contas desconhecidas abertas pelos criminosos.

As investigações revelaram, ainda, fraudes em ao menos 49 contas da CEF e benefícios previdenciários. As identidades usadas para fazer os cadastros bancários eram dos próprios investigados.

A Força-Tarefa Previdenciária, em atuação há 22 anos, é composta pelo Ministério da Previdência Social, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF). O grupo atua de forma coordenada para combater crimes estruturados contra o sistema previdenciário.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?