metropoles.com

PF: grupo que falsificava CPFs e ameaçava servidor da Receita é preso

Além da falsificação, a PF apura a ameaça a servidor público da Receita Federal. Ele identificou a fraude e cancelou as inscrições

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PF
imagem colorida agentes pf e receita federal
1 de 1 imagem colorida agentes pf e receita federal - Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (5/10), a Operação Ponta de Cadeia com o objetivo de combater grupo criminoso que atuava em falsificações de documentos junto à Receita Federal do Brasil. São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e oito de prisão temporária relacionados a oito investigados.

A investigação teve início em 2021, no Mato Grosso do Sul (MS), a partir de comunicação da Receita Federal indicando a existência de um grupo criminoso na região de Luziânia (GO) com atuação na falsificação de documentos para inscrições fraudulentas do cadastro de pessoa física da Receita.

Além da falsificação, a PF também apura a ameaça a servidor da Receita Federal, responsável por identificar inicialmente a fraude e cancelar as inscrições em nome de um dos investigados.

O grupo criminoso utilizava documentos de identidade falsas para fins de inscrição do CPF. Após a obtenção do dado, o grupo criminoso praticava diversos crimes de estelionato. A fraude foi descoberta a partir do cruzamento de imagens, selfies enviadas para inscrição no cadastro, muitas vezes se utilizando a mesma imagem de fundo, comprovantes de residência montados sobre mesmo modelo.

Os investigados responderão pelos crimes de ameaça, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso, sem prejuízo de outros crimes que possam ser identificados a partir das ações desencadeadas nesta quinta-feira (5/10).

Ponta de Cadeia

O nome da operação faz alusão à nomenclatura utilizada pela Receita Federal quando identifica registros de CPFs múltiplos em nome de uma mesma pessoa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?