metropoles.com

PF faz operação no DF contra fraudes no saque-aniversário do FGTS

A PF constatou fraudes na abertura e movimentação em mais de 50 contas bancárias abertas pela organização nos últimos três anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Ministério Senasp Dark Web Polícia Federal (PF)
1 de 1 Ministério Senasp Dark Web Polícia Federal (PF) - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (21/11), a Operação Casa Bday. A investigação foi iniciada em maio deste ano a partir de comunicação da Caixa Econômica Federal (CEF) indicando a fraude em antecipação de saque-aniversário do FGTS.

São cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas residências dos integrantes da organização criminosa no Distrito Federal. Eles foram identificados a partir da documentação de abertura das contas.

A organização criminosa atua na região do Distrito Federal e Goiás. O grupo é responsável por fraudar a abertura de dezenas de contas bancárias utilizando documentos falsos. Os investigados também realizam outras fraudes, como a antecipação de saque-aniversário do FGTS e empréstimos consignados.

Segundo a PF, a organização criminosa usava um grupo de pessoas, que comparecia às agências bancárias com documentos falsos. Eles se passavam por terceiros com o objetivo de abrir contas e, a partir de então, começavam a aplicar golpes buscando subtrair valores da instituição financeira mediante fraude.

Os valores, por sua vez, eram transferidos para diversas contas de passagem para ocultar sua movimentação e distanciá-los da sua origem criminosa. Foram identificados, até o momento, fraudes na abertura e movimentação em mais de 50 contas bancárias abertas pela organização nos últimos três anos.

A PF ainda apura a participação de outras pessoas no crime. Os investigados responderão por estelionato qualificado, fraude em financiamento, falsificação de documento público, uso de documento falso e por integrar organização criminosa, sem prejuízo de outros crimes que possam ser identificados.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?