PF faz operação contra venda ilegal de munição em estande de tiro
As investigações também apontaram para a venda fraudulenta de pistolas semiautomáticas em loja do Espírito Santo
atualizado
Compartilhar notícia
A força-tarefa de segurança pública do Espírito Santo, composta por policiais federais, rodoviários e guardas civis, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26/5), a Operação Silhueta para apurar desvio e venda ilegal de munição envolvendo proprietários e funcionários de uma loja de armas de fogo. Lá, também funciona um estande de tiro.
São cumpridos um mandado de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão em Vitória e Serra, no Espírito Santo. As investigações tiveram início na Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais, da PF. Os policiais também apuram se os envolvidos faziam o comércio ilegal de armas nos estabelecimentos.
Memória
As primeiras ações relativas à Operação Silhueta ocorreram após a constatação de que os proprietários e funcionários do clube de tiro estariam vendendo munição de forma irregular.
Os investigados registravam as vendas no nome de clientes da loja. A partir daí, lançavam a compra de uma quantidade de munição em nome de terceiro, embora esta pessoa nunca tenha feito a aquisição.
Na sequência, a loja dava baixa em seu estoque, e a munição era vendida no mercado clandestino por um valor bem acima do normal. As investigações também apontaram para a comercialização fraudulenta de pistolas semiautomáticas.
Segundo a PF, os investigados fraudavam mecanismos de controle fiscalizatório de armas e munições para venderem esses itens por preços superiores aos praticados no mercado legal. O armamento, entretanto, acabava nas mãos de integrantes de organizações criminosas.
Os investigados responderão, inicialmente, pelos crimes de falsidade ideológica e comércio ilegal de arma de fogo. Somadas, as penas podem chegar a mais de 17 anos de prisão.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.