PF faz operação contra importação e fabricação ilegal de agrotóxicos
Além das buscas, será feita fiscalização detalhada dos produtos e insumos utilizados na fabricação dos fertilizantes na empresa investigada
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal, em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária, cumpriu na manhã desta quarta-feira (30/10) dois mandados de busca e apreensão com o objetivo de apurar a importação, fabricação e comercialização de substâncias agrotóxicas ilegais.
Os mandados, expedidos pela 9ª Vara Federal de Campinas, estão sendo cumpridos na cidade de Taquaritinga (SP), na residência e empresa do investigado apontado como responsável pela fabricação de fertilizantes agrícolas.
A investigação iniciou-se em junho de 2024, após a apreensão no aeroporto de Viracopos, em 20 de abril deste ano, de significativa quantidade de agrotóxico importada irregularmente da China sem qualquer licença ou autorização dos órgãos de controle e contendo indicação falsa quanto a natureza da mercadoria.
Foi verificado ainda que o investigado teria feito ao menos outras 11 importações fraudulentas semelhantes.
As substâncias agrotóxicas seriam usadas na fabricação, modificação ou adulteração de produtos fertilizantes que seriam vendidos regularmente pelo investigado no Brasil.
Além das buscas, será feita fiscalização detalhada dos produtos e insumos utilizados na fabricação dos fertilizantes na empresa do investigado, com o fim de apurar eventual emprego irregular de agrotóxicos nas fórmulas das mercadorias disponibilizadas aos consumidores.
O que for apreendido será encaminhado para a Delegacia de Polícia Federal em Campinas, onde a investigação se dá no âmbito da Operação Terra Limpa.
O nome da operação decorre do objetivo da operação que é eliminar substâncias nocivas à saúde e ao ambiente utilizadas na agropecuária.