metropoles.com

PF faz operação contra bando que se “inspirava em grifes italianas”

Empresa responsável pela venda dos artigos falsificados anunciava produtos abertamente na internet e cobrava preços abusivos, segundo a PF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
PF faz operação contra bando que se "inspirava em grifes italianas"
1 de 1 PF faz operação contra bando que se "inspirava em grifes italianas" - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF), junto da Receita Federal, deflagrou a Operação Rebu, nesta terça-feira (12/3),  contra o descaminho e a falsificação de artigos de luxo. O nome da operação remete ao da empresa investigada e significa “desordem”.

Em Curitiba (PR), as equipes cumpriram um mandado de busca e apreensão, no bairro Capão Raso. No endereço dos alvos, os investigadores apreenderam diversas roupas, bolsas, malas, óculos e outros artigos de luxo falsificados, cópias de marcas de renomadas como Louis Vuitton, Prada, Chanel, Hermès, Gucci e Dior.

A empresa responsável pela venda dos artigos falsificados anunciava abertamente os produtos em site próprio e em perfil no Instagram, segundo a PF. As propagandas mencionavam que as peças não seriam originais, mas “inspirações italianas”. E os valores, embora expressivos, não chegavam sequer à metade dos indicados para artigos de grife legítimos.

Presos em flagrante por terem em depósito e colocar à venda as mercadorias falsificadas e irregularmente importadas, os investigados foram levados para uma das sedes da PF, onde prestaram depoimento.

A exposição à venda e a manutenção em depósito de mercadorias de origem estrangeira sem o recolhimento dos devidos tributos constitui crime de descaminho e sujeita os infratores à pena de reclusão de um a quatro anos. Já a falsificação de mercadorias constitui violação de direito autoral, punível com detenção de três meses a um ano ou multa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?