metropoles.com

Ficco faz buscas na Papuda em operação contra união de facções no DF

Uma advogada que atua na capital federal também é alvo da ação. No total, policiais cumprem 23 mandados de busca e apreensão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Papuda - Metrópoles
1 de 1 Papuda - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Equipes da polícia cumprem mandados de busca e apreensão em celas de unidades prisionais do Complexo Penitenciário da Papuda, na manhã desta terça-feira (24/9). As determinações judiciais ocorrem no âmbito da segunda fase da Operação Fragmento.

A investigação tem como objetivo a desarticulação de núcleos de da facção carioca Comando Vermelho (CV) com atuação dentro e fora do sistema prisional do Distrito Federal. No total, os investigadores cumprem 23 mandados de busca e apreensão em cidades do Entorno e no Distrito Federal.

As ações visam dar continuidade à investigação que culminou na prisão temporária de um advogado identificado como responsável por atos tendentes a expandir a atuação de facção criminosa no Distrito Federal.

Nesta fase, uma advogada também é alvo de ordem judicial em razão de, nos termos do já apurado, ser suspeita de promover comunicação ilícita entre criminosos.

As apurações e a deflagração da fase ostensiva contam com o apoio do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional do MPDFT.

Segundo a Polícia Federal, visando fortalecimento mútuo e maior domínio territorial, foram identificados atos tendentes a caracterizar uma tentativa de aliança entre grupo criminoso de atuação nacional e uma facção criminosa local, conhecida como Comboio do Cão.

Apurou-se que, de modo dissimulado, uma das facções não tem cumprido os termos do acordo, firmado a partir de comunicações entre as lideranças dos grupos criminosos, que foram intermediadas por advogados.

A união das facções criminosas, caso plenamente concretizada, pode implicar no aumento de crimes violentos, do tráfico de drogas e de demais condutas correlatas, inclusive, relacionadas a lavagem de dinheiro.

A Ficco-DF é composta pela PF, PRF, SENAPPEN, PPDF, PMDF e PCDF, tendo como objetivo a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública em ações de prevenção e repressão ao crime organizado e à criminalidade, especialmente, grave e violenta.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?