metropoles.com

PF detém irmão de um dos traficantes mais procurados da América Latina

O preso foi identificado na operação A Ultranza Py como peça-chave no envio de entorpecentes da América do Sul para a Europa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
PF Polícia Federal
1 de 1 PF Polícia Federal - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Polícia Federal (PF) efetuou na tarde dessa terça-feira (26/12) a prisão, em um condomínio de Foz do Iguaçu (PR), de um dos maiores narcotraficantes do Uruguai.

O alvo é foragido da justiça paraguaia, onde sua prisão preventiva por tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro foi decretada, em março de 2022.

Desde que sua Difusão Vermelha foi registrada junto à Interpol, o investigado vinha se escondendo em diferentes países da América do Sul.

O preso é irmão do homem mais procurado pela Justiça do Uruguai por tráfico internacional de drogas e atuava como intermediário deste em constantes viagens da Bolívia para o Paraguai a fim de garantir as transações ilícitas do irmão e os pagamentos necessários a organizações criminosas fornecedoras de drogas.

A prisão em Foz do Iguaçu foi fruto da constatação de que o foragido estava no Brasil para acompanhar o nascimento de seu filho, cuja mãe seria uma cidadã boliviana.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Coordenação-Geral de Cooperação Policial da PF (CGCPOL).

O preso foi identificado na operação A Ultranza Py como peça-chave no envio de entorpecentes da América do Sul para a Europa. Os irmãos integrariam o grupo criminoso Primer Cartel Uruguayo, de forte poder financeiro, a ponto de cooptar agentes que atuavam na Interpol paraguaia, três deles presos no final de novembro, segundo o Ministério Público daquele país.

O criminoso que segue foragido é procurado por agências como Europol, DEA e a própria Interpol.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?