PF descobre motivo do aumento de incêndios em terra indígena no Pará
Investigações revelam que incêndios criminosos têm sido praticados para impedir ou atrapalhar retirada de gado apreendido na região
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) faz diligências na Terra Indígena Apyterewa, no Pará, para identificar os autores dos incêndios criminosos na região, além de outros crimes relacionados. A ação ocorre neste sábado (21/9).
A corporação intensificou as investigações voltadas a identificar os responsáveis pelas queimadas no território indígena. Equipes da PF estão na região em busca de informações sobre a autoria dos crimes.
Conforme apurado, as ações criminosas têm sido praticadas com a intenção de impedir ou atrapalhar a retirada do gado apreendido na região e que aguarda destinação, conforme determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 709.
Além dos incêndios criminosos, a PF ainda investiga as subtrações desse gado.
Tais incêndios criminosos contribuem com a crise climática pela qual o Brasil enfrenta atualmente. As ações demandam a intensificação dos esforços das equipes do Prev-Fogo do Ibama, que têm atuado diretamente nas ações de combate ao fogo.
A atuação também conta com apoio logístico e operacional da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e apoio de segurança da Força Nacional de Segurança Pública.