PF deflagrou 163 operações contra exploração sexual de menores em 2023
Neste ano, Polícia Federal (PF) identificou sete vítimas, prendeu 108 pessoas e cumpriu 255 mandados de busca e apreensão em todo o país
atualizado
Compartilhar notícia
Entre janeiro e maio de 2023, a Polícia Federal (PF) promoveu 163 operações de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, em todas as unidades da Federação. No período, a corporação identificou sete vítimas, prendeu 108 pessoas e cumpriu 255 mandados de busca e apreensão.
Só nesta quinta-feira (18/5), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a PF deflagrou sete operações, em seis estados, além de cumprir diversos mandados de prisão, busca e apreensão.
As operações visam combater o abuso e a exploração sexual de menores de 18 anos, por meio da identificação, do rastreamento, da investigação e da desarticulação de redes de pornografia infanto-juvenil.
A PF atuou em parceria com agências nacionais e internacionais, como a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol, na sigla em inglês) e a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol).
A colaboração permite o compartilhamento de informações e a definição de estratégias conjuntas para rastrear origens de materiais, identificar rotas de distribuição de conteúdos proibidos e prender envolvidos nesses tipos de crimes em diferentes países.
Além disso, no segundo semestre de 2018, a PF criou, por meio da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infanto-Juvenil, uma força-tarefa formada por policiais federais e civis, capacitados para identificação de crianças vítimas e abusadores, por meio da análise de imagens compartilhadas na internet.