PF deflagra operação contra fraude do INSS no interior de SP
Estagiário e três funcionários do INSS faziam esquema para conseguir empréstimos consignados indevidos em São José do Rio Preto, diz PF
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) deflagrou uma operação nesta terça-feira (29/11) para combater fraudes que teriam acontecido na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
Segundo as investigações, o esquema tinha a participação de três funcionários e um estagiário da instituição financeira.
O grupo cobrava um pagamento para conseguir desbloquear contas de aposentados, que conseguiam a inserção fraudulenta de empréstimos consignados indevidos.
A PF cumpriu cinco mandados de busca e apreensão, determinados pela 2ª Vara da Justiça Federal de São José do Rio Preto (SP), após pedido da PF.
Formação de quadrilha
De acordo com a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático, corrupção passiva e ativa, além de formação de quadrilha. As penas variam de um a 12 anos.
A operação foi batizada como “Bloqueio”, em referência ao esquema de desbloqueio das contas de aposentados e pensionistas.
As investigações tiveram a participação da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).