PF deflagra operação contra extração e comércio ilegal de ouro
Foram expedidos 52 mandados de busca e apreensão em nove estados e no DF, cumpridos em endereços relacionados aos líderes do grupo
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF), em conjunto com a Receita Federal, deflagrou, na manhã desta terça-feira (28/6), a Operação Lavagem de Ouro, para coibir lavagem de dinheiro por parte de organização criminosa com atuação na extração e no comércio ilegal de ouro.
Foram expedidos 52 mandados de busca e apreensão pela Justiça de São Paulo, cumpridos em endereços relacionados aos líderes do grupo investigado e aos principais intermediários atuantes na lavagem de ativos.
Os mandados foram cumpridos em São Paulo, Mato Grosso, Goiás, Pará, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rondônia e Distrito Federal, com a participação de 208 agentes da PF e 14 auditores federais.
A Justiça Federal também determinou o bloqueio de contas de 40 investigados, no valor de até R$ 614 milhões.
Foram aprendidos, até o momento, aparelhos de telefonia móvel, computadores, documentos relacionados ao comércio ilegal de ouro, além de ouro em diversos endereços.
Os crimes apurados incluem: lavagem de ativos; receptação qualificada; falsidade ideológica; redução do pagamento de tributos federais; obstrução da ação fiscalizadora ambiental do poder público, por meio da omissão no pagamento de compensação financeira pela exploração de recursos minerais; promoção de organização criminosa; e usurpação de bem mineral da União.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.