PF deflagra nova fase de operação contra golpistas do 8/1
Equipes da Polícia Federal cumprem medidas judiciais nas cidades de Niquelândia (GO) e Teresina (PI)
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (28/11), a 21ª fase da Operação Lesa Pátria, a fim de identificar pessoas que incitaram, participaram e fomentaram os atos antidemocráticos cometidos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF) foram invadidos por golpistas, que promoveram violência e dano generalizado contra imóveis, móveis e outros objetos das três instituições.
A nova fase visa cumprir medidas judiciais contra sete investigados, todas expedidas pelo STF, em Niquelândia (GO) e Teresina (PI).
Os fatos investigados constituem, inicialmente, crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, além de delitos previstos na Lei de Terrorismo.
As investigações continuam, e a Operação Lesa Pátria se tornou permanente, com atualizações periódicas quanto ao número de mandados judiciais expedidos, de pessoas capturadas e de foragidos.