metropoles.com

PF apreende carrões em operação contra traficantes que faturaram R$ 37 mi

Investigações da Polícia Federal (PF) constataram envolvimento da organização criminosa nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PF/Divulgação
operação da PF
1 de 1 operação da PF - Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (18/4), a Operação Facção Litoral, para desarticular organização criminosa de Santa Catarina voltada à prática dos crimes de tráfico de armas e de drogas, além de lavagem de dinheiro.

Cerca de 150 policiais cumprem 28 mandados de busca e apreensão, bem como um de prisão, em Santa Catarina. A ação também contou com apoio da Polícia Militar do estado (PMSC).

Além dos mandados de prisão, as equipes cumprem 12 mandados de sequestro de imóveis e 36 de veículos e embarcações cujas somas de valores ultrapassam R$ 37 milhões. Os policiais também bloquearam contas bancárias de 32 pessoas físicas e jurídicas investigadas, com quantias a serem apuradas.

As investigações também constataram envolvimento da organização criminosa nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal da comarca de Balneário Piçarras (SC).

A operação teve início com a análise de elementos após diversas apreensões de armas provenientes de Santa Catarina, em estradas do país. Entre elas, a apreensão de 35 pistolas e seis fuzis pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em um município na Baixada Fluminense, em novembro de 2021. As equipes também recolheram 700kg de cocaína, 350kg de maconha e 45kg de crack.

Durante as investigações, a PF identificou uma ação criminosa de lavagem de dinheiro, por meio da compra de imóveis de alto padrão, automóveis de luxo e ocultação de patrimônio em nome de laranjas.

Os investigados podem responder pelos crimes de tráfico de armas de fogo e de drogas, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas máximas ultrapassam 30 anos de prisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?