metropoles.com

PF abre inquérito para apurar ameaças aos diretores da Anvisa

Investidas começaram após a Pfizer informar que pedirá autorização à Anvisa para uso da vacina contra Covid-19 em crianças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Coletiva de imprensa sobre alterações no Guia de Uso Emergencial de Vacinas contra a Covid-19 na ANVISA em Brasília. Diretora da segunda diretoria da ANVISA, Meiruze Freitas e Gustavo Mendes, gerente geral de medicamentos
1 de 1 Coletiva de imprensa sobre alterações no Guia de Uso Emergencial de Vacinas contra a Covid-19 na ANVISA em Brasília. Diretora da segunda diretoria da ANVISA, Meiruze Freitas e Gustavo Mendes, gerente geral de medicamentos - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar ameaças aos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nessa quarta-feira (3/11), o órgão informou que recebeu uma segunda ameaça a servidores e diretores caso vacinas contra Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, para crianças venham a ser aprovadas.

Ainda na quarta, a autarquia federal detalhou que a investida ocorreu em 29 de outubro por meio de um segundo e-mail, desta vez, anônimo. “A ameaça se dá 24h após o primeiro texto de tema semelhante ter sido recebido na agência, embora o autor não seja, aparentemente, o mesmo”, informa a agência, em comunicado.

A Anvisa alertou as presidências da República, do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal (STF), além da Procuradoria-Geral da República (PGR), ministérios da Justiça, da Saúde, Casa Civil, Polícia Federal e Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal.

“Em meio a essas ameaças ao Estado brasileiro, a Anvisa, o poder de polícia desse mesmo Estado no campo de Vigilância Sanitária, segue com a sua missão institucional de proteger a saúde do cidadão de maneira ampla e se mantém na vanguarda do enfrentamento da Covid-19 em nosso país”, frisa a agência, em nota.

O caso será investigado pela Superintendência Regional da PF no Distrito Federal.

Ameaças de morte

Dois dias após a Pfizer informar que pedirá autorização à Anvisa para o uso da vacina contra Covid-19 em crianças com idades entre 5 e 11 anos, os cinco diretores da agência responsáveis pela área receberam ameaças de morte.

Além dos diretores, constam como alvos das citadas ameaças instituições de ensino do estado do Paraná.

A decisão da Pfizer de pedir a autorização da Anvisa foi anunciada depois de a farmacêutica ter conseguido parecer favorável da agência Food and Drug Administration (FDA) para o uso do imunizante nessa faixa etária nos Estados Unidos.

O painel de especialistas da agência norte-americana reconheceu, na terça-feira (26/10), que os benefícios da injeção superam os riscos. Em sequência, o CDC (Center of Disease Control) norte-americano também referendou a aplicação do imunizante em crianças a partir de 5 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?