metropoles.com

Perito criminal usa várias profissões para ajudar a solucionar crimes

Mesmo em cenas de crime difíceis e com poucos elementos para analisar, o perito alega que sempre algo é deixado para trás pelo autor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
perito criminal em ação
1 de 1 perito criminal em ação - Foto: Reprodução

O trabalho desenvolvido por peritos criminais do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) é fundamental para municiar complexas investigações com vestígios colhidos nas cenas de crime. Um fio de cabelo, um pedaço de unha ou uma gota de sangue podem ser determinantes para identificar o autor de um homicídio. Um desses profissionais mistura a formação em diferentes áreas para aplicar na perícia criminal.

O perito Fabio Miranda Rodrigues trabalha analisando cenas de crime de morte violenta no DF. Com formação em engenharia elétrica, física, mestrado em energia, doutorado em engenharia e graduação em andamento em medicina, ele conta usar todas as ferramentas científicas ao seu alcance para entender o que pode ter acontecido em cada local de crime por onde passa.

Fábio Miranda produziu laudos importantes que ajudaram investigadores da 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte) a prenderem um casal acusado de espancar, estrangular e matar uma criança de apenas 1 ano. A menina Yasmin Sophia Moura Boudoux da Silva morreu na tarde de 13 de fevereiro deste ano. Inicialmente, o óbito foi tratado como decorrente de queda do berço em que a pequena dormia, numa residência localizada em Samambaia. No entanto, a perícia apontou que a menina havia sido morta.

Veja imagens do perito em ação:

5 imagens
O perito trabalhou em casos importantes
Cada vestígio em cena de crime é coletado pelos peritos criminais
A perícia criminal é fundamental para auxiliar a investigação
1 de 5

O perito aplica várias profissões em prol da perícia criminal

Reprodução
2 de 5

O perito trabalhou em casos importantes

Reprodução
3 de 5

Cada vestígio em cena de crime é coletado pelos peritos criminais

Reprodução
4 de 5

A perícia criminal é fundamental para auxiliar a investigação

Reprodução
5 de 5

Reprodução

Análise minuciosa

Cada local de crime é processado e minuciosamente analisado, segundo o perito. “Fotografamos tudo, medimos cada coisa no local e coletamos tudo o que possa ser de interesse: fios de cabelo, armas, amostras de sangue, de DNA, e por aí vai. Realizamos exames em objetos e cadáveres ainda no local de crime. A prova pericial é de suma importância para se materializar um crime e dar sua possível dinâmica”, disse.

Mesmo em cenas de crime difíceis e com poucos elementos para analisar, o perito alega que sempre algo é deixado para trás pelo autor. “Existe um princípio básico da ciência forense que diz: todo contato deixa uma marca. Assim, por mais que um autor de crime tenha tido o máximo cuidado em tentar encobrir seus rastros, algo vai ficar para trás. Algo será modificado”, ressalta.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?