metropoles.com

Pela 1ª vez, delegado brasileiro é eleito para cargo-chave na Interpol

O policial concorreu com candidatos da Colômbia e de Trindade e Tobago. A assembleia geral ocorreu nesta quinta-feira (25/11), em Istambul

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Interpol/Divulgação
Delegado da PF
1 de 1 Delegado da PF - Foto: Interpol/Divulgação

O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza Júnior (foto principal) foi eleito vice-presidente do Comitê Executivo da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). É a primeira vez que um brasileiro ocupa o cargo. O mandato é de três anos.

O policial da PF concorreu com o candidato colombiano, General Jorge Luis Vargas Valencia, diretor-geral da Polícia Nacional da Colômbia. O brasileiro venceu com 55,8% dos votos.

A assembleia geral ocorreu nesta quinta-feira (25/11), em Istambul, na Turquia. A Interpol conta, atualmente, com integrantes de 194 nações, dessas, 172 delegações foram credenciadas. Foi a maior assembleia geral da história, em termos de número de países credenciados para participar.

A delegação brasileira, liderada pelo diretor-geral da PF, Paulo Maiurino, e integrada por policiais federais e diplomatas brasileiros, atuou em sucessivos encontros bilaterais em busca da construção de alianças em torno da candidatura brasileira. Para Paulo Maiurino, “a Polícia Federal estará bem posicionada, participando e influenciando em discussões estratégicas e relevantes à segurança global e ao efetivo combate aos crimes transnacionais. ”

“A atuação do Ministério de Relações Exteriores nesse processo foi vital. Os diplomatas brasileiros atuaram de forma profissional e eficiente, conseguindo transmitir ao mundo a visão da Polícia Federal sobre o futuro da Interpol e angariando apoios estratégicos em torno da candidatura brasileira”, acrescentou Maiurino.

Polêmica
Por meio do Twitter, a organização também anunciou a vitória do novo presidente, general Ahmed Nasser Al Raisi, inspetor-geral do Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos. Figura polêmica, Raisi é alvo de denúncias de torturas na França e Turquia. Ele ocupará a função em período parcial e de forma não remunerada no país de origem.

O cargo de presidente é protocolar e, na prática, quem comanda a organização é o secretário-geral, Jürgen Stock, reeleito em 2019 para um segundo mandato de cinco anos.

O Comitê Executivo da Interpol tem, entre outras atribuições, definir o orçamento e ditar as regras mundiais em assuntos de polícia e segurança. Com um brasileiro em cargo-chave, a expectativa é de que o delegado possa reforçar a atuação da Polícia Federal em atuações internacionais.

Representatividade
À coluna, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, ressaltou a importância de ter um integrante brasileiro na cúpula da Interpol. “Trata-se de uma conquista relevante, compatível com o padrão da nossa Polícia Federal, reconhecido nacional e internacionalmente”, destacou.

“Essa representatividade, ainda maior agora, ampliará a possibilidade de parcerias e trará mais oportunidades de crescimento para a PF no Brasil e no mundo. Felicito o Urquiza pela honrosa missão para a qual foi eleito. Destaco também o trabalho do diretor-geral, Paulo Maiurino, a parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o apoio imprescindível dos nossos diplomatas do Ministério das Relações Exteriores. Foi um trabalho de equipe, muito bem coordenado e integrado, para que chegássemos a essa vitória. É realmente um dia de muita alegria para o Brasil”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?