metropoles.com

PCDF prende grupo especializado em roubo de transportadoras de cargas

Operação Carga Fantasma foi deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na manhã desta quinta-feira (28/11)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PCDF
PCDF prende grupo criminoso que robava transportadoras de cargas
1 de 1 PCDF prende grupo criminoso que robava transportadoras de cargas - Foto: Divulgação/PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Norte), com o apoio operacional da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (28/11), a Operação Carga Fantasma, para desarticular uma associação criminosa que praticava estelionatos contra transportadoras de cargas.

As investigações tiveram início no mês de junho, quando os investigadores foram procurados pelo proprietário de uma transportadora de cargas de Goiânia (GO) que teve uma carga de embalagens no valor de R$ 100 mil, desviada pelos golpistas em um posto de combustíveis em Taguatinga.

Os autores tinham acesso a uma plataforma de anúncio de fretes, na qual as transportadoras negociam o transporte de mercadorias com motoristas autônomos.

Na plataforma, os golpistas faziam contato com as transportadoras simulando serem motoristas interessados na carga e, após o acerto do frete, eles faziam um novo anúncio da carga na plataforma e ludibriavam também o motorista que se interessava pelo frete da carga, sem saber que estava tratando com um golpista.

Já na cidade de destino do frete, os autores contratavam outro caminhoneiro autônomo, simulando a necessidade de um transbordo de urgência da carga, normalmente em um posto de gasolina. Após o transbordo, desapareciam com a carga deixando o transportador e motorista no prejuízo.

No decorrer das investigações foi identificada outra carga de produtos de limpeza que também havia sido desviada pelo grupo criminoso, sendo possível recuperar parte das duas cargas subtraídas, destinadas para um receptador no Setor de Indústrias de Ceilândia.

Além do receptador, foram identificados os responsáveis pelos estelionatos, todos moradores de Uberlândia (MG).

Na manhã desta quinta-feira, os policiais cumpriram cinco mandados de busca e apreensão, dois mandados de prisão preventiva, além do sequestro de valores. Os criminosos irão responder pelos crimes de estelionato, associação criminosa, receptação qualificada e lavagem de capitais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?