PCDF prende assaltante que apontou arma para ministro do TCU
O criminoso foi localizado na cidade de Águas Lindas de Goiás, Entorno do DF
atualizado
Compartilhar notícia
Policiais civis da 10ª Delegacia de Polícia (Lago Sul) prenderam, nesta quarta-feira (6/4), o último foragido de um roubo em residência com restrição de liberdade ocorrido em dezembro do ano passado na casa do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler (foto em destaque). À época, um dos assaltantes rendeu Zymler e colocou uma arma de fogo na cabeça do ministro. A residência fica no Lago Sul, área nobre de Brasília.
O criminoso foi localizado na cidade de Águas Lindas de Goiás, Entorno do DF. Além do mandado de prisão relacionado ao assalto, o suspeito tinha outra ordem judicial de prisão preventiva expedida por ter, ainda em 2021, fugido do sistema penitenciário.
Veja imagens da prisão:
Maranhão
Após o assalto, os dois criminosos foram identificados. O primeiro acabou preso em 7 de janeiro deste ano. Ele estava em Central do Maranhão, município de difícil acesso e situado a aproximadamente 200 km da capital maranhense.
Os dois autores do roubo já tinham registros criminais pela prática de crimes contra o patrimônio cometidos, inclusive, no Lago Sul.
A operação desta quarta-feira (6/4) contou com o apoio da 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião), e também com o apoio da Divisão de Operações Aéreas (DOA).
Assalto
Em 4 de dezembro, os dois criminosos renderam o ministro, que estava com a esposa e a filha. Ele informou que os homens pretendiam juntar toda a família e levá-la para um cômodo só, a fim de roubar objetos da residência.
Mas o plano criminoso foi frustrado pela cadela da família, que percebeu os estranhos na casa e latiu, alertando o vigilante. “Eles falaram ‘sujou’ e foram embora”, contou o ministro à época.
Zymler ficou traumatizado com a cena de terror. “Foi a primeira vez que colocaram uma arma na minha cabeça. Não levaram nada da casa, mas é uma situação bem chata”, frisou.
Carreira
Benjamin Zymler é servidor concursado do TCU. Ele ingressou no órgão em 1992, no cargo de analista de finanças e controle externo. Zymler tornou-se ministro da Corte em 2001.
Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.