metropoles.com

PCDF: hacker invade sistema do Zoológico e apaga 400 mil arquivos

Fichas cadastrais completas de diversos animais e outras informações administrativas também foram deletadas pelo suspeito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
operação da PCDF
1 de 1 operação da PCDF - Foto: PCDF/Divulgação

Um hacker, morador do Guará, é alvo da Operação Animals, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), na manhã desta quarta-feira (14/9). Segundo as investigações conduzidas pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), o suspeito, identificado como Marcelo de Medeiro Gomes, acessou o sistema interno do Zoológico e apagou cerca de 400 mil arquivos, incluindo fichas de animais e informações sobre vacinas.

Hacker do Zoo montou “Big Brother” clandestino para assediar colegas

Os policiais tomaram conhecimento do fato no início de junho deste ano. A rede de acesso do Zoológico à internet e o sistema informatizado de arrecadação das bilheterias foram tirados do ar em razão do ataque cibernético.

Fichas cadastrais completas de diversos animais e outras informações administrativa também acabaram deletadas. Peritos do Instituto de Criminalística (IC) e policiais da DRCC apuram o caso.

Com o início do trabalho pericial, foi possível constar que, aproximadamente, 400 mil arquivos foram deletados pelo invasor. Além disso, o sistema de bilheteria eletrônica permaneceu inativo por alguns dias. Entre os documentos deletados, os peritos criminais da PCDF conseguiram recuperar dados importantes relacionados ao controle de doenças e de vacinas e informações de origem de muitos animais do Zoológico, além de identificar pistas que apontaram um possível suspeito do ataque.

Nesta quarta, após obter autorização judicial, policiais da DRCC e um perito criminal do IC cumpriram mandado de busca e apreensão na residência do acusado. Na casa, os investigadores apreenderam computadores que serão examinados.

A corporação destacou que, devido ao alto grau de profissionalismo dos peritos criminais, as fichas cadastrais e médicas de diversos animais do Zoológico foram recuperadas.

Em nota, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília informou que “acompanha e colabora com a Operação Animals” e que aguarda a conclusão da investigação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?