PCDF faz operação contra hackers que atacavam sites governamentais
Dois mandados de busca e apreensão relacionados à Operação Inceptum foram cumpridos em endereços de Taguatinga (DF) e em Fortaleza (CE)
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) e com o apoio da Polícia Civil do Ceará (PCCE), deflagrou, na manhã desta terça-feira (27/6), a Operação Inceptum.
O objetivo é desarticular um grupo cybercriminoso que atuava diretamente em ataques a plataformas governamentais.
Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços de Taguatinga, no DF, e em Fortaleza (CE).
Veja imagens da operação:
Os dois investigados pertenciam a um grupo criminoso conhecido como The Cyber Máfia, que foi responsável por centenas de ataques virtuais nos últimos meses a sites públicos, causando a interrupção de serviços.
O criminoso que morava em Taguatinga também vendia documentos públicos falsos, como certidão de óbito e carteira de vacinação.
No Distrito Federal, o último ataque identificado relacionado ao grupo criminoso aconteceu em 18 de outubro do ano passado, oportunidade em que a rede interna do governo, conhecida como GDF Net, foi alvo de ataque cibernético.
Dados da segurança
Durante a busca realizada nesta terça-feira em residência do Ceará, os policiais encontraram um computador com centenas de credenciais que forneciam acesso a sites e bancos de dados vinculados à segurança pública de vários estados.
Com as credenciais de acesso, os investigados podiam acessar bancos de dados de diversas polícias, obtendo informações confidenciais de autoridade públicas e de cidadãos comuns.