metropoles.com

PCDF detém 4 por parcelamento irregular e dano ambiental em condomínio

Segundo a Dema, ocupação irregular com construção de residências causou a impermeabilização do solo em área de preservação ambiental

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Viatura da PCDF
1 de 1 Viatura da PCDF - Foto: Material cedido ao Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) interrompeu o avanço de um parcelamento irregular do solo com dano ambiental no Condomínio Mansões Bougainville, em Sobradinho, nesta sexta-feira (4/10).

O parcelamento irregular foi travado pela Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo e aos Crimes contra a Ordem Urbanística e o Meio Ambiente (Dema/Cepema), na 2ª fase da operação Fim da Linha.

O local é uma área rural com olhos d’água, solo hidromórfico, buritis, veredas, murundus, pequenas lagoas, na Área de Proteção Ambiental da Bacia do Rio São Bartolomeu, e contem Áreas de Preservação Permanente.

Segundo a Dema, desde 2012 a área vem sendo objeto de crimes ambientais e de parcelamento irregular do solo para fins urbanos.

A região já foi objeto de diversas operações da PCDF, da DF Legal e do Ibram, dentre elas a Operação Gaia, deflagrada pela Dema em junho de 2023 e a 1ª fase da operação Fim da Linha, deflagrada em agosto de 2024.

Na operação desta sexta-feira, foram presos quatro homens. Segundo a PCDF, os detidos estavam realizando dano ambiental à Bacia do Rio São Bartolomeu.

De acordo com a Dema, os suspeitos promoviam a impermeabilização do solo e construíam residências sem a devida autorização ambiental. Além disso, foi apreendido um veículo, usado nos crimes ambientais.

Vias bloqueadas

Além disso, a operação buscou coibir a expansão do condomínio, uma vez que estava ocorrendo o bloqueamento de vias. De acordo com a Dema, o intuito era dar um ar de legalidade àquela situação totalmente ilegal.

Segundo a PCDF, os quatro homens foram recolhidos ao cárcere da Polícia Civil. Caso condenados, podem cumprir uma pena de até 5 anos de reclusão.

A PCDF reiterou que o local está situado em uma área rural, não passível de construção de condomínio, além de ser uma área especialmente protegida e que as ações policiais serão intensificadas na região.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?