metropoles.com

PCDF deflagra operação contra formação de célula brasiliense do PCC

Policiais cumprem mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao PCC no DF, Goiás e Minas Gerais, incluindo prisões

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Homem segura papel com a sigla PCC
1 de 1 Homem segura papel com a sigla PCC - Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (24/5), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Decor), deflagrou uma operação contra faccionados do Primeiro Comando da Capital (PCC).

Nomeada de Operação Calumniare, a ação cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em endereços do DF, Minas Gerais e Goiás. Cinco mandados de buscas foram realizadas dentro de prisões da capital federal.

A operação contou com a participação da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) e das Polícias Civis dos estados de Goiás e de Minas Gerais (PCGO e PCMG).

As investigações tiveram início a partir da análise de provas apreendidas em poder de integrantes da facção criminosa alvos de outra operação policial que investigava o envolvimento de faccionados em uma tentativa de homicídio, em 2023, no Distrito Federal.

Dados obtidos por meio da análise dos aparelhos apreendidos na investigação revelaram que os envolvidos promoveram, financiaram e integraram uma organização criminosa estruturada e dividida em tarefas, com o objetivo de obter vantagens econômicas por meio de diversas infrações penais, incluindo tráfico de drogas e roubos.

Os relatórios apontam que a organização criminosa, apesar de ser única, se divide em várias “células”, cada uma com autonomia e estrutura própria, com a finalidade de impulsionar controle sobre a massa carcerária e expansão de atividades criminosas fora das prisões.

Os crimes investigados são tráfico de drogas e armas, além da utilização dos lucros ilícitos para contratação de advogados para presos e suporte financeiro para as famílias destes durante o período em que estão encarcerados.

A operação mobilizou  80 policiais civis do Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais concentrando-se em áreas estratégicas incluindo: Gama, Santa Maria, Paranoá, Ceilândia, Itapoã, Sobradinho, Planaltina, Luziânia (GO), Planaltina de Goiás (GO) e Uberlândia (MG).

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?