PCDF deflagra ação contra grupo especializado em golpes financeiros
O grupo atraía vítimas por meio de aplicativos de relacionamento e as convencia a realizar investimentos em criptomoedas
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta terça-feira (3/9), uma operação para desarticular um grupo especializado em aplicar golpes financeiros. A quadrilha captava as vítimas por meio de aplicativos de relacionamento e, após adquirirem confiança, as convencia a realizar investimentos em criptomoedas.
A Operação Espectro foi realizada pela Delegacia Especial de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). As vítimas eram induzidas ao erro por meio de supostos lucros apresentados pelos criminosos, o que as levava a realizar novos aportes financeiros, apontam as investigações.
Quando o montante investido alcançava valores altos, os criminosos cessavam todo contato com as vítimas e desapareciam com o dinheiro “investido”.
A investigação ainda identificou que o núcleo financeiro do grupo criminoso estava localizado em Senador Canedo (GO).
A DRCC, nesta fase da operação, cumpriu mandado de busca e apreensão em local relacionado ao núcleo financeiro do grupo, além de bloquear criptomoedas ligadas aos investigados.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato eletrônico, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, se somadas, podem chegar até 26 (vinte e seis) anos de reclusão