metropoles.com

PCDF apreende equipamentos de grupo que aplica golpe do falso WhatsApp

PCDF forneceu apoio à operação deflagrada nesta sexta-feira (28/6). Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão no estado de Goiás

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Hacker ataque - Ataques na internet, hackers, rede de sistemas, violações de dados sigilosos, documentos expostos, ciberataque5
1 de 1 Hacker ataque - Ataques na internet, hackers, rede de sistemas, violações de dados sigilosos, documentos expostos, ciberataque5 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC/DPE/PCDF), deflagrou na manhã desta sexta-feira (28/6) uma operação contra cybercriminosos que cometiam o golpe do “falso WhatsApp”.

Denominada “Camaleão”, a operação apoiada pela Polícia Civil de Goiás cumpriu seis mandados de busca e apreensão, sendo dois na cidade de Aparecida de Goiânia (GO) e quatro em Goiânia, capital do estado goiano.

Segundo investigações dos policiais, os golpistas criavam falsos perfis no WhatsApp usando a fotos de familiares próximos às vítimas retiradas das redes sociais. Os bandidos então convenceriam os alvos do esquema a transferirem altos valores para contas bancárias administradas por outros integrantes do esquema.

Pela aplicação do golpe, os criminosos receberiam uma “comissão” do dinheiro adquirido ilegalmente. O restante do valor seria repassado então para outras contas, para dificultar a investigação e ocultar a origem do dinheiro até que os bandidos fizessem o saque das quantias.

A operação apreendeu os dispositivos utilizados pelos golpistas, e o conteúdo dos equipamentos irá passar por perícia do Instituto de Criminalística (SPI/IC/PCDF) para a continuidade das investigações.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, falsa identidade, estelionato qualificado e lavagem de capitais. Se condenados, podem ter pena de até 22 anos de prisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?