metropoles.com

Operação da PF prende integrante de facção com arsenal de armas no DF

A facção tem envolvimento no tráfico de drogas e de armas de fogo, bem como no cometimento de roubo de cargas e crimes violentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Polícia Federal
PF
1 de 1 PF - Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (29/11), a Operação Mirador com o objetivo de desarticular o núcleo financeiro da facção criminosa Amigos do Estado (ADE). Um dos criminosos foi preso em Ceilândia, no Distrito Federal, com um arsenal de armas e munições.

A investigação foca na repressão à lavagem de dinheiro realizada de forma gerencial pela facção, a qual constituiu empresas de fachadas, adquiriu imóveis e carros de luxo para ocultar e dissimular a origem ilícita dos recursos obtidos a partir de práticas criminosas. A polícia ressaltou que a facção criminosa investigada é dedicada ao tráfico de drogas e de armas de fogo, bem como ao cometimento de roubo de cargas e crimes violentos.

Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e um de prisão, nas cidades de Palmas (TO), Porangatu (GO), Anápolis (GO), Brasília (DF) e na cidade satélite de Ceilândia (DF), expedidos pelo Juízo da 4ª Vara Criminal de Palmas. Um dos líderes da facção estava foragido há seis meses e foi preso na ação desta quarta-feira (29).

Na capital federal, a PF contou com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), unidade brasileira de elite da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Tráfico e lavagem de dinheiro

Ainda de acordo com a Polícia Federal, um dos integrantes foi preso em flagrante, em Ceilândia, pela posse ilegal de arma de fogo, acessórios e munições. Os detentos foram encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal no Distrito Federal para a formalização das prisões.

Os fatos sob investigação caracterizam crimes de constituir organização criminosa, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas de reclusão, se somadas, podem atingir 33 anos.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?