metropoles.com

Operação Brick: polícia faz ação contra pirataria de videogames

A ação faz parte de mobilização coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública por intermédio do Ciberlab

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCSP
Operação contra pirataria de videogames
1 de 1 Operação contra pirataria de videogames - Foto: PCSP

A Polícia Civil do Estado de São Paulo (PCSP) deflagrou, nesta quarta-feira (10/11), a Operação Brick, com o objetivo de reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual em jogos de videogame.

A ação contra a pirataria faz parte de mobilização coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por intermédio do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (Ciberlab).

São cumpridos, por determinação judicial, mandados de busca e apreensão, bloqueio e suspensão de sites e exclusão de perfis em plataformas de comércio eletrônico. Em São Paulo, a operação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Propriedade Imaterial do Deic.

No Brasil, a pena para quem pratica esse crime é de reclusão de 2 a 4 anos e multa. Os investigados podem ser indiciados, ainda, por associação criminosa e lavagem de capitais.

Brick

De origem inglesa, o termo significa “tijolo” e é empregado pelos jogadores de videogame quando o equipamento é inutilizado pelo proprietário ou por terceiro. Em decorrência disso, o aparelho trava e não desempenha mais função, tornando-se um mero “peso de papel”.

Uma das principais ações da operação é tornar inservíveis os consoles adaptados para a prática de pirataria, assim como indisponíveis os serviços criminosos que violam os direitos autorais das vítimas.

Repressão

Em setembro deste ano, a Receita Federal realizou a Operação Game Over para combater a pirataria de aparelhos de videogames e acessórios no Rio de Janeiro. A ação confiscou 170 volumes de mercadorias avaliadas em aproximadamente R$ 1 milhão. Entre os itens apreendidos, estavam videogames e acessórios, roteadores, carregadores de celulares, rádios portáteis (HT), essências de cigarro eletrônico e lanternas com armas de choque.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?