metropoles.com

Operação Bahamut: PF prende sírio foragido na Espanha por tráfico internacional

Preso era responsável por operacionalizar esquema de lavagem de dinheiro e considerado um dos principais alvos em grupo criminoso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/PF
Bandeira preta da Divisão de Repressão a Entorpecentes da PF pendurada em parede, atrás de diversas pilhas de dinheiro, real e dólar - Metrópoles
1 de 1 Bandeira preta da Divisão de Repressão a Entorpecentes da PF pendurada em parede, atrás de diversas pilhas de dinheiro, real e dólar - Metrópoles - Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) prendeu, na Espanha, um cidadão sírio foragido da Operação Bahamut, de combate à lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas, deflagrada no último dia 12 de julho.

A operação, da Delegacia de Repressão a Drogas do Rio de Janeiro (DRE-RJ), ocorreu em quatro estados brasileiros.

O preso era um dos principais operadores do esquema ilegal investigado e teve o nome incluído na lista de Difusão Vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), após os policiais constatarem que o investigado havia fugido para o Paraguai depois da operação.

Veja imagens:

2 imagens
Operação Bahamut da Polícia Federal prendeu nove investigados
1 de 2

Até o momento, apreensão de bens soma R$ 25 milhões

Divulgação/PF
2 de 2

Operação Bahamut da Polícia Federal prendeu nove investigados

Divulgação/PF

Com diligências e troca de informações de inteligência, via cooperação policial internacional, a Polícia Federal verificou que o alvo havia embarcado, em Assunção, para Madrid.

A partir disso, a PF e a Polícia Nacional da Espanha trocaram informações e conseguiram localizar o investigado, bem como cumprir mandado de prisão contra ele no Aeroporto Internacional Adolfo Suárez Madrid-Barajas.

A captura do foragido ocorreu por meio de atuação conjunta da PF na Espanha e no Paraguai, de policiais do Núcleo de Cooperação Policial Internacional (Interpol-PF) e do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI-PF).

O preso sírio aguardará pelo processo de extradição, para responsabilização, no Brasil, por crime contra o sistema financeiro nacional, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Operação Bahamut

O nome da força-tarefa faz alusão a uma criatura da mitologia árabe que segurava a Terra. No caso das investigações, os grupos investigados sustentavam a articulação financeira ilícita das organizações criminosas, segundo a PF.

Até o momento, há nove presos no âmbito da operação. Entre os bens e valores apreendidos ou sequestrados durante as investigações, o total chegou a R$ 25 milhões de reais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?