Operação Bahamut: PF prende sírio foragido na Espanha por tráfico internacional
Preso era responsável por operacionalizar esquema de lavagem de dinheiro e considerado um dos principais alvos em grupo criminoso
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal (PF) prendeu, na Espanha, um cidadão sírio foragido da Operação Bahamut, de combate à lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas, deflagrada no último dia 12 de julho.
A operação, da Delegacia de Repressão a Drogas do Rio de Janeiro (DRE-RJ), ocorreu em quatro estados brasileiros.
O preso era um dos principais operadores do esquema ilegal investigado e teve o nome incluído na lista de Difusão Vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), após os policiais constatarem que o investigado havia fugido para o Paraguai depois da operação.
Veja imagens:
Com diligências e troca de informações de inteligência, via cooperação policial internacional, a Polícia Federal verificou que o alvo havia embarcado, em Assunção, para Madrid.
A partir disso, a PF e a Polícia Nacional da Espanha trocaram informações e conseguiram localizar o investigado, bem como cumprir mandado de prisão contra ele no Aeroporto Internacional Adolfo Suárez Madrid-Barajas.
A captura do foragido ocorreu por meio de atuação conjunta da PF na Espanha e no Paraguai, de policiais do Núcleo de Cooperação Policial Internacional (Interpol-PF) e do Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI-PF).
O preso sírio aguardará pelo processo de extradição, para responsabilização, no Brasil, por crime contra o sistema financeiro nacional, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Operação Bahamut
O nome da força-tarefa faz alusão a uma criatura da mitologia árabe que segurava a Terra. No caso das investigações, os grupos investigados sustentavam a articulação financeira ilícita das organizações criminosas, segundo a PF.
Até o momento, há nove presos no âmbito da operação. Entre os bens e valores apreendidos ou sequestrados durante as investigações, o total chegou a R$ 25 milhões de reais.