Operação 45 Graus: PF apura corrupção em contrato de ar-condicionado
Policiais federais cumprem 15 mandados de busca no Piauí. Justiça determinou ainda o sequestro de bens na ordem de R$ 1 milhão
atualizado
Compartilhar notícia
A Polícia Federal, com o apoio técnico e operacional da Controladoria-Geral da União (CGU), deflagrou, nesta sexta-feira (19/4), a Operação 45 Graus, com o objetivo de desarticular associação criminosa voltada para prática de corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes à licitação.
Policiais federais e agentes da CGU cumprem 15 mandados de busca e apreensão, sendo 12 no município de Miguel Alves (PI) e três na capital do Piauí, Teresina.
Todos os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Piauí. A Justiça Federal determinou ainda o sequestro de bens e valores na ordem de R$ 1 milhão.
As investigações, conduzidas pela Delegacia da PF em Parnaíba (PI), iniciaram-se após auditoria técnica da CGU, que apontou diversos indícios de fraude em procedimento licitatório, realizado pelo município de Miguel Alves para contratação de empresas prestadora de serviços de manutenção e limpeza de ar-condicionado.
Os elementos colhidos com as investigações comprovam ainda o depósito de verba em contas de “laranjas”, na tentativa de conferir uma aparência lícita ao procedimento ilegal adotado.
Há indícios de participação de servidores públicos municipais mediante corrupção no esquema.
Os investigados poderão responder pelos crimes de frustração do caráter competitivo de licitação, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, associação criminosa, além de outros delitos que possam surgir no curso das investigações.