metropoles.com

Ônibus que matou família em acidente na 020 estava irregular, diz ANTT

A coluna apurou que o veículo da Transbrasil estava com o certificado de segurança veicular vencido, tornando o transporte ilegal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
acidente BR020
1 de 1 acidente BR020 - Foto: null

O ônibus da Transbrasil envolvido em grave acidente na BR-020 estava irregular na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A colisão frontal entre o Chevrolet Spin e o coletivo aconteceu por volta de 0h30 dessa quarta-feira (12/1), perto de Formosa (GO), e resultou na morte de seis pessoas, cinco da mesma família.

Luto e homenagem à família morta em acidente na 020: “Que Deus acolha”

A coluna apurou que o veículo da Transbrasil estava com o certificado de segurança veicular vencido, o que resulta em pendência perante o órgão regulador, tornando o transporte de passageiros irregular.

4 imagens
A colisão frontal com um ônibus aconteceu na zona rural de Formosa
1 de 4

Morreram no acidente o motorista da Spin, de 64 anos; a mulher dele, de 61; a filha do casal, de 36; e dois netos, de 17 e 4 anos

CBMGO/Divulgação
2 de 4

A colisão frontal com um ônibus aconteceu na zona rural de Formosa

CBMGO/Divulgação
3 de 4

Reprodução
4 de 4

Reprodução

Em nota, a ANTT confirmou que a empresa “não tem autorização para operação de serviço regular de transporte rodoviário de passageiros entre as localidades de Brasília (DF) e Teresina (PI)”.

A Transbrasil é a mesma empresa denunciada em 2016 pelo Metrópoles, quando a reportagem percorreu mais de 10 mil quilômetros para revelar como funcionava o esquema criminoso da venda de cópias de liminares pela companhia.

Acidente

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), morreram no acidente o motorista da Spin, Azenildo Correia Nascimento, de 64 anos; a mulher dele, Valdelice Nogueira Santos Nascimento, de 61; a filha do casal, Neidiane Nogueira Nascimento Ramos, de 36; e dois netos, Camilo Kenneth Nogueira dos Santos, de 17, e Alice Nogueira Ramos, de 4. Também não resistiu aos ferimentos o cobrador do ônibus.

O veículo da empresa Transbrasil cumpria a rota Brasília–Teresina, no Piauí. O motorista da Spin seguia em direção a Brasília. O acidente aconteceu em pista simples, que estava molhada no momento da colisão.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, em Formosa, o Spin teria invadido a pista contrária, colidindo frontal e lateralmente contra o ônibus. Em seguida, saiu da pista e caiu em uma vala.

No veículo menor, morreram cinco pessoas, todas da mesma família. O cobrador do ônibus, de 23 anos, estava em pé na hora do acidente e acabou arremessado para fora do coletivo. Ele havia levantado para buscar um café.

O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atestou os óbitos no local.

Luto e homenagens

A Prefeitura de Sítio do Mato (BA) decretou luto oficial após a morte dos cinco familiares no acidente da BR-020, na madrugada de quarta-feira (12/1), na zona rural de Formosa (GO). Eles moravam na cidade baiana. Além disso, amigos e familiares prestaram homenagens às vítimas pelas redes sociais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?