metropoles.com

Oitiva de Torres sobre Bolsonaro muda CPI e Naime vira próximo depoente

CPI havia pedido depoimento de Anderson Torres para a próxima quinta-feira (16), mas Moraes determinou oitiva sobre Bolsonaro para a data

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Foto-cldf-cpi-dos-atos-antidemocraticos (2)
1 de 1 Foto-cldf-cpi-dos-atos-antidemocraticos (2) - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Legislativa precisou mudar o calendário de oitivas após uma decisão que envolveu Alexandre de Moraes, Anderson Torres e Jair Bolsonaro.

Isso porque Torres seria ouvido na CLDF na próxima quinta-feira (16/3), caso concordasse com o depoimento, mas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para essa data uma declaração do ex-secretário de Segurança Pública em uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode deixar Bolsonaro inelegível.

Com isso, a CPI deixou o depoimento de Anderson Torres para dia 23 e vai ouvir o policial Jorge Eduardo Naime no dia 16. Ex-comandante de Operações da PMDF, ele foi preso no âmbito da 5ª fase da Operação Lesa Pátria. Naime pediu folga e foi dispensado na véspera das invasões dos Três Poderes.

O presidente da CPI, Chico Vigilante (PT), conversou com a advogada do PM nesta sexta-feira (10/3) e ela manifestou o interesse do cliente em prestar o depoimento, esclarecer fatos e ter tudo transmitido ao vivo nas plataformas da Câmara Legislativa, como ocorre de praxe.

Somente o possível depoimento de Torres será reservado, sem transmissão. Ele pode se recusar a comparecer, como decidiu Alexandre de Moraes. O ministro, no entanto, determinou a obrigação da oitiva do ex-secretário em outro caso.

Torres vai depor na condição de testemunha em uma investigação contra Jair Bolsonaro que apura possível abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em decorrência do desvio de finalidade da reunião do ex-presidente com embaixadores de países estrangeiros, a fim de favorecer sua candidatura à reeleição.

Moraes concedeu o pedido para a oitiva e marcou para o dia 16 de março, às 10h, por videoconferência.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?