Novo chefe da PF no DF reforçará combate à corrupção e a crimes na web
Peres destacou o papel da PF durante as eleições, afirmando que o compromisso da corporação é garantir a integridade do processo democrático
atualizado
Compartilhar notícia
Na manhã desta sexta-feira (4/10), o delegado José Roberto Peres (foto em destaque) tomou posse como novo Superintendente da Polícia Federal no Distrito Federal. Durante a solenidade, realizada no auditório do Instituto Nacional de Criminalística da corporação em Brasília, Peres destacou a importância da instituição no enfrentamento à corrupção e aos crimes cibernéticos.
Natural de Minas Gerais, José Roberto Peres traz uma vasta experiência à nova posição. Formado em Tecnologia da Computação pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e em Direito pela Universidade de Uberaba (Uniube), Peres também possui um MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e faz mestrado em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Desde 2003, quando ingressou na PF como agente, exerceu funções em vários estados, incluindo Mato Grosso do Sul e Roraima, onde ocupou cargos de chefia.
Durante seu discurso de posse, José Roberto Peres enfatizou a necessidade de fortalecer a Polícia Federal como um pilar de excelência no combate à corrupção. “É essencial a proteção dos poderes da União e o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para a prevenção de crimes virtuais, fraudes e pornografia infantil”, afirmou.
Ele também ressaltou a importância do combate a crimes ambientais, como queimadas e incêndios, destacando que “a proteção ao meio ambiente é uma responsabilidade de todos”. Atualmente, a PF tem ao menos 100 inquéritos abertos para apurar as causas das queimadas no país.
Eleições e fake news
O superintendente também destacou o papel da PF durante as eleições, afirmando que o compromisso da corporação é garantir a integridade do processo democrático. Uma das prioridades do novo chefe da PF no DF também será o controle do comércio de armas, com parcerias com o Exército Brasileiro, para assegurar que a circulação de armamentos ocorra dentro da legalidade.
José Roberto Peres se comprometeu, ainda, a cuidar do bem-estar físico e mental dos servidores da PF, afirmando que todos devem ter oportunidades de desenvolvimento e reconhecimento, independentemente do gênero. “Nossa missão é servir a comunidade da melhor maneira possível, e isso começa por cuidar de quem está na linha de frente”, concluiu.
Durante a cerimônia, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, ressaltou o crescimento das operações realizadas pela PF na capital federal, com um aumento de 623% nas operações especiais e uma produtividade que saltou da 27ª para a 1ª posição no país.
“Este ano, nosso alto nível de desempenho se mantém. Além disso, estamos fortalecendo o combate a fake news e outros crimes, com mais de 30 operações deflagradas apenas na última semana”, declarou.