metropoles.com

Nova denúncia: Robson usou software de R$ 1 milhão para monitorar ex

Em nova denúncia, o Ministério Público do Distrito Federal disse que Robson Cândido usou um software da PCDF para monitorar ex-amante

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Delegado-geral da PCDF, Robson Cândido
1 de 1 Delegado-geral da PCDF, Robson Cândido - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) encaminhou à Justiça uma nova denúncia contra o ex-delegado-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) Robson Cândido. Nesse novo documento, Robson é denunciado pelo uso indevido da máquina pública, pois, segundo os promotores, ele usou softwares e máquinas da PCDF para monitorar a ex-namorada, uma jovem de 25 anos.

Robson está preso pelo crime de stalking. Segundo o MP, o ex-delegado-geral utilizou um software de monitoramento que foi contratado por R$ 1.356.328,39. “A ilegal utilização do aparato estatal que se materializou no uso deturpado do sistema causou irreparável dano à administração pública”, escreveram os promotores do caso.

Veja vídeos de Robson Cândido perseguindo jovem

Entenda o caso

Robson Cândido deixou o cargo de diretor-geral da PCDF em 2 de outubro, após ser denunciado pela esposa e pela mulher que alegou ser ex-amante dele. A vítima nega e diz que o delegado já estava separado da esposa Em seguida, ele se aposentou. O comunicado saiu no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 17 de outubro.

A esposa de Cândido e a outra mulher procuraram a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), na Asa Sul, e acusaram o delegado pelos crimes de perseguição e ameaça.

A suposta ex-amante levou o caso ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Após a manifestação da jovem, o MP denunciou por diversos crimes, como stalking — perseguição — e grampo ilegal.

Os promotores concluíram que o delegado aposentado usou sistemas restritos das forças de segurança para perseguir a mulher com quem teve um relacionamento fora do casamento. O delegado Thiago Peralva, suspeito de inserir os dados da vítima no sistema de monitoramento, também foi denunciado.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?