“Nego Gel”: polícia prende um dos maiores narcotraficantes do DF
O homem foi localizado por policiais e promotores em uma casa de Planaltina, que contava com forte estrutura de segurança
atualizado
Compartilhar notícia
Policiais da Coordenação de Repressão às Drogas (Cord) e promotores do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) desarticularam uma das maiores organizações criminosas de tráfico de drogas da região Norte do DF e do Entorno.
A ação ocorreu nesse domingo (12/12), com a prisão do líder da organização, apelidado de Nego Gel. O homem, conhecido pelas polícias do DF e Goiás, tinha ligação com traficantes do Paraguai e enfrentava uma “guerra milionária” com outros traficantes.
Denúncias
Em 2018, foi registrada uma denúncia anônima contra o criminoso por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e explosivos. Ele também foi apontado como responsável por abastecer “outros traficantes de Planaltina de Goiás e do Distrito Federal”.
Informações obtidas pelos investigadores também detalhavam que Nego Gel tinha “várias armas de fogo, como pistolas e silenciadores, utilizados para se proteger de outros traficantes, pois, segundo comentários ouvidos por pessoas ligadas a ele, o mesmo estaria envolvido na ”guerra dos milhões”, com outros traficantes da região.
Foi citada ainda a existência de relação do preso “com traficantes do Paraguai, onde também teria um imóvel”, assim como com “ladrões de caixas eletrônicos; por isso, teria explosivos enterrados dentro do seu lote”.
Diante dos fatos, a Cord iniciou as investigações em 2020. Contudo, os policiais afirmam que não foi possível prosseguir com os trabalhos, porque o traficante estava escondido em cidades da região do Entorno do Distrito Federal, tais como Planaltina de Goiás e Formosa, e ainda trocava de endereço e número de telefone constantemente.
Recentemente, os investigadores confirmaram que Nego Gel havia voltado a residir no Distrito Federal, no Vale do Amanhecer, em Planaltina. A mudança para o Distrito Federal foi motivada por conflitos com outros traficantes de Goiás e por ele estar sendo alvo constante de abordagens e ações da Polícia Militar de Goiás (PMGO).
Investigação
Com base nas informações preliminares, equipe da Cord efetuou diversas diligências na região Norte do DF. Foi possível verificar a movimentação do traficante em duas residências. Durante uma campana, os policiais presenciaram quando ele saiu da garagem de uma residência no Vale do Amanhecer em um Jetta.
O traficante ainda foi visto em outra casa, também no Vale do Amanhecer. O segundo imóvel era usado para esconder entorpecentes.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, nesse domingo (12), foram localizados 37kg de skank, 500g de cocaína, 10kg de maconha, munição calibre .380, .38 e 9mm e um carregador de 9mm vazio. No local, os investigadores também prenderam um homem procurado no estado na Bahia por dois roubos.
A casa onde ocorreu a prisão do líder da quadrilha, segundo os agentes, parecia uma fortaleza. O imóvel tinha grades altas e forte esquema de segurança, assim como dois cães da raça rottweiler.